Central de
Atendimento

0

Frete Grátis

consulte seu CEP

Desconto no PIX

5% OFF na hora

Entrega local

receba ainda hoje em todo DF

Pague com cartão

em ate 6x s/ juros

Segurança

Loja Segura

12/03/2024

Torneiras - Curiosidades

Da próxima vez que você estiver saboreando uma Pilsner no bar ou pub mais próximo, levante um copo até a humilde torneira de cerveja. Esta simples invenção mudou permanentemente a forma como servimos e bebemos cerveja / chopp.

Antigamente a cerveja era servida diretamente do barril. Mas em 1785, Joseph Bramah patenteou o “motor da cerveja”, uma bomba manual que transportava a cerveja do barril para o copo. Todas as primeiras versões de torneiras usavam uma bomba para retirar o líquido, e foi somente no início do século 20 que a cerveja começou a ser servida em recipientes pressurizados.

Barris pressurizados simplificaram o serviço porque a cerveja sai da torneira aberta. Chega de bombeamento! As torneiras não mudaram muito desde então, mas existem vários tipos diferentes.

Talvez você tenha visto um toque horizontal interessante no bar local. Esta torneira lateral é tradicional nos melhores pubs tchecos, onde a golden lager é a cerveja mais popular. A torneira lateral é ideal para servir cerveja porque garante uma espuma espessa!

A torneira lateral realça a cremosidade e os aromas florais do lúpulo e da espuma densa e úmida. Os tapsters despejam primeiro a espuma úmida e depois enchem o copo com cerveja pelo fundo.

A cerveja fornecida em barris é servida com o auxílio da pressão externa de um cilindro de co2 (ou ocasionalmente de nitrogênio ) que força a cerveja para fora do barril e subindo por um tubo estreito até o bar. No final deste tubo há uma válvula embutida em um acessório (geralmente um tanto decorativo) na barra. Esta é a torneira da cerveja e abri-la com uma pequena alavanca faz com que a cerveja, empurrada pelo gás do cilindro, escorra para o copo. 

Às vezes, os barris de cerveja projetados para serem conectados ao sistema acima são usados sozinhos, talvez em uma festa ou evento ao ar livre. Neste caso, é necessária uma torneira portátil independente que permita servir a cerveja direto do barril. Como o sistema de barril usa pressão para forçar a cerveja para cima e para fora do barril, essas torneiras devem ter um meio de fornecê-la. A típica “torneira de piquenique” usa uma bomba manual para empurrar o ar para dentro do barril; isso fará com que a cerveja estrague mais rápido, mas é perfeitamente aceitável se todo o barril for consumido em pouco tempo. Também estão disponíveis torneiras portáteis com pequenos cilindros de Co2

As cervejas produzidas e servidas por métodos tradicionais, normalmente barril ale , não utilizam gás artificial. As torneiras para cerveja em barril são válvulas simples de ligar e desligar que são marteladas na extremidade do barril (veja a pedra angular para obter detalhes). Quando a cerveja é servida diretamente do barril ("por gravidade"), como em festivais de cerveja e alguns pubs, ela simplesmente sai da torneira e vai para o copo. Quando o barril é guardado na adega e servido no bar, como na maioria dos pubs, a linha de cerveja é enroscada na torneira e a cerveja é puxada por ela por um motor de cerveja . As torneiras utilizadas são as mesmas e, nas configurações da linha de cerveja, o primeiro litro é muitas vezes despejado do barril por "gravidade", para degustação, antes de a linha ser conectada. As torneiras de barril de cerveja podem ser de latão (agora desencorajadas por medo de contaminação por chumbo), aço inoxidável, plástico e madeira.

Na Escócia , a cerveja de barril era tradicionalmente servida em uma fonte alta (pronuncia-se "font") Elas parecem semelhantes às torneiras de barril (na verdade, muitos pubs escoceses servem cerveja de barril em fontes altas adaptadas) feitas de latão, mas a cerveja foi retirada do barril por meio da pressão do ar gerada por um motor hidráulico em vez de por um gás artificial pressurizado. Alguns pubs ainda distribuem cerveja de barril usando este método (embora o motor hidráulico invariavelmente tenha sido substituído por um compressor elétrico), mas é cada vez mais raro devido à percepção de que as bombas manuais são o meio correto para servir cerveja de verdade, e ao potencial de confusão com barril de cerveja, que é considerado inferior por muitos bebedores de cerveja

E você, como prefere sua cerveja?